segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dislexia


 
     Dislexia não é uma doença, e sim um transtorno genético e hereditário da linguagem, com origem neurobiológica, caracterizada  pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, compromete a capacidade de aprender a ler, escrever  e compreender um texto com correção e fluência. Os portadores desse transtorno não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.

Definição teórica:

      DSM-IV (2002), na qual o transtorno de leitura (dislexia) "consiste em rendimento em leitura substancialmente inferior ao esperado para a idade cronológica, inteligência e escolaridade do indivíduo". Outros autores, entre eles Ellis, 1995; Pinheiro, 1994; Nunes, 1992; Condemarin e Blomquist, 1989, Massi e Silva 2001, definem a dislexia do desenvolvimento como "sendo é uma desordem na aprendizagem da leitura com competência, que acomete crianças com inteligência dentro dos padrões de normalidade, sem deficiências sensoriais, isentas de comprometimento emocional significativo e com oportunidades educacionais adequadas".
  Etiologia:
     Dentre os estudos a respeito da etiologia, deve se considerar dois aspectos, podendo eles estar isolados dependendo do caso, porém geralmente são complementares. A partir de desses fatores, podemos dividir a etiologia da dislexia em: causas genéticas e causas adquiridas.
 
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Dislexia. Disponível em: <www.dislexia.org.br> Acessado em: 19 de maio de 2014.
DSM-IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.  Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas; .
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário