quinta-feira, 22 de maio de 2014

Interação do disléxico em sala de aula

A dislexia pode ser diagnosticada em diferentes ambientes e situações, porém geralmente é constatada no meio escolar aonde a leitura e a escrita são utilizadas com frequência. Infelizmente a escola que conhecemos certamente não foi preparada para o disléxico, pois seus meios de avaliações ainda são os tradicionais(objetivos,conteúdos,metodologias,organização,funcionamento e avaliação) que nada têm a ver com ele.
 O professor deve procurar meios aos quais possam ajudar á melhor compressão de seu aluno sobre a matéria a ser aprendida, como o Frederic Litto, da Escola do Futuro da USP coloca: deve ser um estimulador do prazer de aprender, um alquimista em fazer o aluno enxergar o “contexto“ e o “sentido” e, um especialista em despertar a autoestima”.  Uma das maneiras a ser utilizada para que ocorra maior compreensão do disléxico nas matérias a serem aplicadas é a transformação da sala de aula em uma oficina aonde a criatividade e o raciocino sejam aplicados  , isto é, onde os alunos possam aprender a ter objetivos, a mostrar liderança, resolver conflitos de opinião, a chegar a um denominador comum e obter uma ação construtiva. 

Veja mais informação em :http://www.dislexia.org.br/2014/04/17/como-interagir-com-o-dislexico-em-sala-de-aula/

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito certo , há poucas pessoas que sabem lidar com esse tipo de problema que é a dislexia, muitos professores não sabem como lidar com crianças assim . E um outro porem também é a descriminação , ou a palavra da moda o bully ,com que as crianças com dislexia sofrem, assim se isolando de tudo e de todos por não ser politicamente correta .

    ResponderExcluir